Foto 01: Detalhe de projeto, armadura de fretagem.
Quando o pilar é inserido diretamente no tubulão, sem o bloco de coroamento, é inevitável o aparecimento de tensões de tração no topo do mesmo. Por esse motivo, inclui-se um sistema de armaduras chamada fretagem.
Foto 02: Armadura de fretagem posicionada.
A armadura de fretagem é constituída por malhas ortogonais, inseridas no sentido horizontal no topo dos elementos, lançadas de acordo com a solicitação dos esforços.
Foto 03: Abertura escavada para bloco de coroamento.
A abertura para o bloco de coroamento é escavado manualmente, de acordo com as medidas previstas no projeto de fundação.

Foto 04: Arrasamento do tubulão.
A cabeça do tubulão deve ser escarificada e limpa de modo a atingir a cota de arrasamento prevista em projeto, além obter uma superfície rugosa melhorarando a aderência entre o tubulão e o bloco. Esse processo deve ser feito antes da concretagem do bloco de coroamento.
Foto 05: Posicionamento da armadura do bloco de coroamento.
A armadura do bloco de coroamento, já cortada e amarrada, é posicionada dentro da abertura mantendo o espaço para a cobertura de concreto.
Foto 06: Bloco de coroamento concretado com arranques para os pilares.
O bloco de coroamento deve ser concretado com a armadura de arranque para os pilares como ancoragem.
Ancoragem é a fixação da barra no concreto, para que ela possa ser interrompida. Na ancoragem por aderência, deve ser previsto um comprimento suficiente para que o esforço da barra (de tração ou de compressão) seja transferido para o concreto. Ele é denominado comprimento de ancoragem.
Foto 07: Bloco de coroamento para 6 tubulões.
A 3ª visita a esta obra foi realizada no dia 21/03/2014, com o acompanhamento do técnico residente.
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