Foto 01: Canteiro de obra.
Foto 02: Concretagem.
A concretagem da base e do fuste deve ser realizada após a liberação da cota de apoio, verificação das tolerâncias de execução dimensões do poço, como: profundidade, alargamento da base, e ainda o tipo de solo na base. Certifica-se, também, se os poços estão limpos.
Foto 03: Concretagem.
O concreto a ser utilizado na concretagem do fustes, assim como o preenchimento das bases deve ser dosado para obter a resistência característica determinada pelo projeto. A concretagem é feita lançando-se o concreto (diretamente do caminhão betoneira, em caso de utilização do concreto usinado) de modo a evitar que o mesmo bata nas paredes do tubulão e se misture com o solo, prejudicando a concretagem.
Foto 04: Concretagem.
O concreto se espalhará pela base pelo próprio impacto de sua descarga, porém, durante a concretagem, é conveniente sua interrupção de vez em quando e descer com o mangote do equipamento de vibração para espalhá-lo, de modo a evitar que fiquem vazios na massa de concreto.
Foto 05: Concretagem.
Foto 05: Corpos de prova do concreto utilizado na fundação.
A resistência característica a compressão deverá ser comprovada através de rompimento de corpos de prova conforme norma NBR 5739/94 da ABNT.
Foto 06: Ancoragem.
A 2ª visita a esta obra foi realizada no dia 15/03/2014, com o acompanhamento do técnico residente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário