O canteiro da obra foi locado com o máximo rigor possível para manter exatamente os mesmos recuos e dimensões especificados em projeto.
A elaboração do gabarito foi feita por tábua corrida, tabela ou tabeira, completamente nivelado, como pode ser visto na foto 01.
Foto 01: Canteiro da obra.
A armação dos blocos de fundação já cortada,dobra e montada, fica estocada em um espaço determinado no canteiro de obra.
Como pode ser visto na foto 02, todas as armações ficam apoiada em tábuas ou madeirites para evitar o contato direto com o solo.
Foto 02: Armação dos blocos de fundação.
Após escavado, o tubulão recebe uma armação, prevista em projeto, antes da concretagem.
Foto 03: Tubulão à ser concretado.
Para segurança de todos os funcionários, foram colocadas em todas as pontas de ferro expostas um protetor de vergalhão tipo ponteira.
Foto 04: Tubulão concretado.
O tubulão, após concretado, receberá a armação para o arranque dos pilares.
Foto 05: Tubulão concretado.
Após o tubulão ser concretado, caso haja a possibilidade do desmoronamento das paredes do tubulão, é feito um tratamento com calda de cimento para manter o solo firme, como mostra a foto 06.
Foto 06: Tubulão concretado.
No caso dos blocos de fundação, a escavação das paredes do bloco é feita após a concretagem dos tubulões, para evitar evitar qualquer movimentação de terra que venha a prejudicar a localização do bloco.
Foto 07: Escavação para bloco de fundação apoiado em 2 tubulões.
A foto 08 mostra a localização de todos os tubulões e o início da escavação das área onde haverá blocos de fundação, para posterior colocação da armação e concretagem.
Foto 08: Canteiro da obra, locação dos blocos de fundação e tubulões.
O projeto deve permanecer atualizado e em posse do técnico residente e do engenheiro engenheiro responsável pela execução durante todas as etapas da obra, como mostra a foto 09.
Foto 09: Projeto de fundação.
A 1ª visita a esta obra foi realizada no dia 01/03/2014, com o acompanhamento do técnico residente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário