terça-feira, 22 de abril de 2014

Técnica escolhida

Após analise de reconhecimento do solo (soldagem), foi definido pelo engenheiro geotécnico que o tipo de fundação adequada para o empreendimento seria fundação profunda tipo tubulões a céu aberto por alguns fatores:

  • Devida a analise de sondagem indicar que o nível d'água se encontra abaixo da sua cota de apoio, onde o solo tem capacidade de carga suficiente para o apoio da fundação;
  • Pelo solo ter coesão suficiente para realizar as escavações sem perigo de desmoronamento do fuste, assim evitando retrabalho e dando segurança ao funcionário responsável pelo alargamento da base do tubulão;
  • Pelos altos índices de carregamentos transmitidos pela superestrutura;
  • Por estar em região afastada dos grandes centros urbanos desta forma possibilitando a utilização de técnicas mecanizadas sem incomodar os vizinhos próximos.

domingo, 20 de abril de 2014

Visita à obra

O canteiro da obra foi locado com o máximo rigor possível para manter exatamente os mesmos recuos e dimensões especificados em projeto.
A elaboração do gabarito foi feita por tábua corrida, tabela ou tabeira, completamente nivelado, como pode ser visto na foto 01.


Foto 01: Canteiro da obra.


A armação dos blocos de fundação já cortada,dobra e montada, fica estocada em um espaço determinado no canteiro de obra. 
Como pode ser visto na foto 02, todas as armações ficam apoiada em tábuas ou madeirites para evitar o contato direto com o solo.


Foto 02: Armação dos blocos de fundação.


Após escavado, o tubulão recebe uma armação, prevista em projeto, antes da concretagem.


Foto 03: Tubulão à ser concretado.


 Para segurança de todos os funcionários, foram colocadas em todas as pontas de ferro expostas um protetor de vergalhão tipo ponteira.


Foto 04: Tubulão concretado.


 O tubulão, após concretado, receberá a armação para o arranque dos pilares.


Foto 05: Tubulão concretado.


 Após o tubulão ser concretado, caso haja a possibilidade do desmoronamento das paredes do tubulão, é feito um tratamento com calda de cimento para manter o solo firme, como mostra a foto 06.


Foto 06: Tubulão concretado.


 No caso dos blocos de fundação, a escavação das paredes do bloco é feita após a concretagem dos tubulões, para evitar evitar qualquer movimentação de terra que venha a prejudicar a localização do bloco.


Foto 07: Escavação para bloco de fundação apoiado em 2 tubulões.


A foto 08 mostra a localização de todos os tubulões e o início da escavação das área onde haverá blocos de fundação, para posterior colocação da armação e concretagem.


Foto 08: Canteiro da obra, locação dos blocos de fundação e tubulões.


O projeto deve permanecer atualizado e em posse do técnico residente e do engenheiro engenheiro responsável pela execução durante todas as etapas da obra, como mostra a foto 09.



Foto 09: Projeto de fundação.


A 1ª visita a esta obra foi realizada no dia 01/03/2014, com o acompanhamento do técnico residente.

terça-feira, 8 de abril de 2014

Tubulão a céu aberto

Os Tubulões a céu aberto são elementos estruturais de fundação profunda, construídos a partir da concretagem realizada em um poço aberto no terreno, geralmente dotado de base alargada (Alonso, 1983), conforme pode ser visto na Figura 01. Desta forma, mostrando-se uma alternativa econômica para altas cargas solicitadas, superior a 250 Tf.


Figura 01 – Tubulão a céu aberto com base alargada

Os Tubulões a céu aberto sem escoramentos são normalmente executados acima do nível d’água natural em solos coesivos ou rebaixados, ou, em casos especiais, em terrenos saturados onde seja possível bombear a água sem riscos de desmoronamento. No caso do carregamento atuar apenas na direção vertical e o ângulo da base for de 60º, não há necessidade de se armar o tubulão, sendo necessário, neste caso, apenas uma ferragem de topo para a ligação do mesmo com o bloco de coroamento. Conforme esquema da Figura 02.



Figura 02 – Esquema de Tubulão a céu aberto

O fuste do Tubulão normalmente é de seção circular, conforme se pode observar na Figura 03, adotando-se 70cm como diâmetro mínimo para permitir a entrada e saída de operários, porém a projeção da base poderá ser circular, ou em forma de falsa elipse. Neste último caso, a relação a/b deverá ser menor que 2,5.



Figura 03 – Tubulões a céu aberto de seção circular e falsa elipse


Descrição da técnica adotada

Para uma definição simples, o sistema de fundação é formado pelo elemento estrutural da edificação que fica abaixo do solo e o maciço de solo envolve a base e ao longo do fuste.

A descrição da técnica a ser apresentada é sobre o sistema de fundação de Tubulão, que é um método de perfuração profunda, no qual elementos estruturais de fundação são constituídos em um poço aberto no terreno da construção e é indicado para obras que apresentam cargas bastante elevadas. O sistema de escavação pode ser manual ou mecânico, em ambos os casos o poço é aberto até encontrar terreno firme conforme previsto pelo SPT, onde então a base é alargada manualmente para concretagem da base do Tubulão, sendo que, no dimensionamento do Tubulão só é levada em consideração a sua resistência de ponta.

Descrição do local da obra escolhida

Residencial Soneto, obra realizada pela empresa FA Oliva Empreendimentos Imobiliários. Localizada na Av. Prof. Pedro C. Fornari, 440, condomínio fechado constituído por 2 torres com 14 e 15 pavimentos e no total de 176 apartamentos. 

Introdução da técnica escolhida

Tubulão é um elemento de fundação profunda de alta capacidade de carga e pode ser descrito como uma estaca com diâmetro maior e base alargada, ou seja, maior que seu fuste, e que tem como função transmitir todo carregamento da superestrutura para o solo com resistência conforme análise de sondagem. Geralmente são utilizadas em fundações de prédio, pontes, viadutos, etc.

Elemento de fundação profunda cilíndrico, em que, pelo menos na sua etapa final, há descida do operário. Pode ser feito a céu aberto ou sob ar comprimido (pneumático) e ter ou não a base alargada. Pode ser executado com ou sem revestimento, podendo este ser de aço ou de concreto. No caso de revestimento de aço (camisa metálica), este poderá ser perdido ou recuperado. (NBR 6122, 1996)